Diamante Gould
Diamante Gould
O Diamante Gould é um colorido passeriforme originário da Austrália, cujo nome científico é Chloebia Gouldiae ou Erythrura gouldiae. Atualmente há fortes evidências que demonstram que sua população vem declinando, até mesmo no norte da Austrália, onde sua concentração populacional é maior. De modo que em 1992 foi classificado pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) sob seus critérios como "ameaçado de extinção em seu estado selvagem". Entretanto seu número absoluto é pouco preocupante, uma vez que é intensivamente difundido nas criações em cativeiro por avicultores de todo mundo.
Essa espécie foi descoberta pelo ornitólogo britânico John Gould em 1844, sendo depois nomeado como "Diamante Gould" por sua esposa Elizabeth Gould.
Características e Comportamento
São pássaros dóceis e sociais, podem viver com várias espécies diferentes e na época de criação eles utilizam qualquer ninho disponível para atingir o que desejam. Estes pássaros são silenciosos e possuem um canto bem baixo e agradável. Vivem normalmente longe dos homens na natureza mas se acostumam com a nossa presença facilmente. Durante 3 meses você vai notar que eles vão se acomodando em seu novo ambiente e após um ano você vai notar que eles estão bem confortáveis com a sua presença.
Na natureza apresenta-se sob três formas: Diamante Gould de cabeça vermelha, preta ou laranja. No entanto pode ser encontrado atualmente em cativeiro com diversas colorações, decorrente de mutações desenvolvidas em cativeiro.